domingo, 28 de outubro de 2012

Um pouco sobre Pragmática.


A Pragmática é a parte da linguística que estuda a linguagem e seu contexto de acordo com a fala dos usuários e usuárias. Os estudos Pragmáticos podem ser apontados como a ciência do uso linguístico.
 A pragmática adjunta nos estudos da linguagem leva em conta também a fala e nunca a língua isolada de sua produção social, ela analisa, define e conceitua a linguagem da sociedade e de sua comunicação.
A capacidade de entender a intenção do locutor é definida como Competência Pragmática. A pragmática esta além da construção da frase, estudado na sintaxe, ou do seu significado, estudado pela Semântica. A Pragmática estuda essencialmente os objetivos da comunicação.
As três correntes Pragmáticas:
Pragmatismo americano
Pierce foi o autor da tríade Pragmática signo objeto e interpretante ele procurou destacar nessa tríade a necessidade de teorizar a linguagem levando em conta o que a linguística levou em conta o sinal, mas também o que este sinal remete e principalmente a quem significa.
Teoria dos atos de fala
É um conceito proposto pelo filosofo inglês J.L. Austin para debater a realidade de ação  em um sentido mais amplo sobre a relação entre o que se diz e que se faz ou o fato de que se diz fazendo ou se faz dizendo.
Estudos da comunicação
Focam os estudos linguísticos nas relações sociais de classe de gênero de raça e de cultura presente na atividade linguística e sustenta a ideologia da parceria social.

É de suma importância o conhecimento dos Estudos Pragmáticos no ensino-aprendizado visando explorar a capacidade do aprendiz em identificar as construções do sentido em textos verbais e não verbais e até na oralidade, possibilitando maior interpretabilidade dos diversos gêneros que circulam nosso meio, assim o educando poderá distinguir as diversas formas a ser  usada para a comunicação.
São diversas as formas para trabalhar a construção de sentido veja abaixo um exemplo proposto para trabalhar a construção do sentido.

Nessa tira Eddie Sortudo partiu da pressuposição de que Helga não estivesse se referindo a Hagar, como seu único marido. As idéias não estão expressas de maneira explícita, mas pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Os pressupostos são marcados por advérbios, verbos, orações adjetivas e adjetivos.  O pressuposto é apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações.


Com o intuito de buscar sempre utilizar bons materiais a fim de encarar a realidade ou pelo menos grande parte delas procuramos adequar o conteúdo ás atividades em sala de aula.
Tratar de ideias implícitas, seja através de termos expressos na frase, como também não expressas. A partir daí, é necessário, inicialmente, atentar à diferença entre ideias implícitas e explícitas. No caso de ideias explícitas, o leitor não precisa “pensar” sobre o que está lendo. É possível absorver todo o conteúdo passado pelo escritor sem a necessidade de análise de ideias adicionais ou escondidas.

São justamente essas mensagens adicionais e escondidas que vão nos interessar neste momento para os exercícios de produção de sentido.

Tirinha 1


 Na tirinha vemos que Mafalda tenta fazer uma pergunta a sua mãe, que por sua vez está limpando a casa com o aspirador de pó que está emitindo muito barulho, fazendo assim com que a mãe não ouça a pergunta da filha, Mafalda então  faz alusão á época (tecnologia) como possível barreira causadora falta de comunicação.

Pergunta: Seguindo as teorias pragmáticas estudadas quais fatores devem ser considerados para que a tirinha cause o efeito esperado?
A tirinha depende essencialmente do contexto certo para causar o efeito que se espera, o sentido é gerado de acordo onde o  leitor  está  contextualizado vendo que se o leitor for uma pessoa de uma família mais humilde, por exemplo, que possivelmente não faz uso de certos eletrodomésticos como o aspirador de pó, este perderia a capacidade de compreender a intenção do autor.

 Tirinha 2


Pergunta:  Seguindo as teorias pragmáticas, faça uma analise sobre a tirinha:



Nesta tirinha Mafalda está sentada em frente a tv mas com o aparelho desligado, seu pai ao presenciar a cena, fica curioso e pergunta a ela o motivo da tv estar desligada, ela responde dizendo: “Pensando!, uma vez ao menos queria dar-me o gosto de pensar enquanto estou diante dela”
A tirinha expressa o pressuposto de que quando estamos diante da tv não raciocinamos,  podemos observar também  no ultimo quadro, que após ouvir o que disse a filha o pai parece refletir sobre o comentário,  a tirinha reproduzida dentro de um contexto que possibilita ao leitor compreender o sentido que o autor tenta expressar, causa inicialmente um efeito de humor dado ao fato da inversão de papeis sociais sendo que é a filha quem “ensina” ao pai e em seguida, o leva o leitor refletir sobre o assunto assim como o “pai” no ultimo quadro.



Bibliografia:
SIMON, Maria Lúcia Mexias. Semântica e Pragmática. Mimeo
MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Christina-Introdução a Linguística. Vol.2, 2001 S. Paulo Cortej Editora.


2 comentários:

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