A Pragmática é
a parte da linguística que estuda a linguagem e seu contexto de acordo com a
fala dos usuários e usuárias. Os estudos Pragmáticos podem ser apontados como a
ciência do uso linguístico.
A pragmática adjunta nos estudos da linguagem
leva em conta também a fala e nunca a língua isolada de sua produção social, ela
analisa, define e conceitua a linguagem da sociedade e de sua comunicação.
A capacidade
de entender a intenção do locutor é definida como Competência Pragmática. A
pragmática esta além da construção da frase, estudado na sintaxe, ou do seu
significado, estudado pela Semântica. A Pragmática estuda essencialmente os
objetivos da comunicação.
As três correntes Pragmáticas:
Pragmatismo americano
Pierce foi o autor da tríade Pragmática signo objeto e interpretante
ele procurou destacar nessa tríade a necessidade de teorizar a linguagem
levando em conta o que a linguística levou em conta o sinal, mas também o que
este sinal remete e principalmente a quem significa.
Teoria dos atos de fala
É um conceito proposto pelo filosofo inglês J.L. Austin para debater a
realidade de ação em um sentido mais
amplo sobre a relação entre o que se diz e que se faz ou o fato de que se diz
fazendo ou se faz dizendo.
Estudos da comunicação
Focam os estudos linguísticos nas relações sociais de classe de gênero de
raça e de cultura presente na atividade linguística e sustenta a ideologia da
parceria social.
É de suma importância o conhecimento dos Estudos Pragmáticos no
ensino-aprendizado visando explorar a capacidade do aprendiz em identificar as construções
do sentido em textos verbais e não verbais e até na oralidade, possibilitando
maior interpretabilidade dos diversos gêneros que circulam nosso meio, assim o
educando poderá distinguir as diversas formas a ser usada para a comunicação.
São diversas as formas para trabalhar a construção de sentido veja abaixo um exemplo proposto
para trabalhar a construção do sentido.
Nessa tira Eddie Sortudo partiu da pressuposição
de que Helga não estivesse se referindo a Hagar, como seu único marido. As idéias não estão expressas de maneira
explícita, mas pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas.
Os pressupostos são marcados por advérbios, verbos, orações adjetivas e
adjetivos. O pressuposto é apresentado como indiscutível para o falante e
o ouvinte, não permitindo contestações.
Na tirinha
vemos que Mafalda tenta fazer uma pergunta a sua mãe, que por sua vez está
limpando a casa com o aspirador de pó que está emitindo muito barulho, fazendo
assim com que a mãe não ouça a pergunta da filha, Mafalda então faz alusão á época (tecnologia) como possível
barreira causadora falta de comunicação.
Tirinha 2
Bibliografia:
SIMON, Maria Lúcia Mexias. Semântica e Pragmática. Mimeo
MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Christina-Introdução a Linguística. Vol.2, 2001 S. Paulo Cortej Editora.
Com
o intuito de buscar sempre utilizar bons materiais a fim de encarar a realidade
ou pelo menos grande parte delas procuramos adequar o conteúdo ás atividades em
sala de aula.
Tratar
de ideias implícitas, seja através de termos expressos na frase, como também
não expressas. A partir daí, é necessário, inicialmente, atentar à diferença
entre ideias implícitas e explícitas. No caso de ideias explícitas, o leitor
não precisa “pensar” sobre o que está lendo. É possível absorver todo o
conteúdo passado pelo escritor sem a necessidade de análise de ideias
adicionais ou escondidas.
São justamente essas mensagens
adicionais e escondidas que vão nos interessar neste momento para os exercícios
de produção de sentido.
Tirinha 1
Pergunta:
Seguindo as teorias pragmáticas estudadas quais fatores devem ser considerados
para que a tirinha cause o efeito esperado?
A tirinha
depende essencialmente do contexto certo para causar o efeito que se espera, o
sentido é gerado de acordo onde o leitor está
contextualizado vendo que se o leitor for uma pessoa de uma família mais
humilde, por exemplo, que possivelmente não faz uso de certos eletrodomésticos
como o aspirador de pó, este perderia a capacidade de compreender a intenção do
autor.
Pergunta: Seguindo as
teorias pragmáticas, faça uma analise sobre a tirinha:
Nesta tirinha
Mafalda está sentada em frente a tv mas com o aparelho desligado, seu pai ao
presenciar a cena, fica curioso e pergunta a ela o motivo da tv estar
desligada, ela responde dizendo: “Pensando!, uma vez ao menos queria dar-me o
gosto de pensar enquanto estou diante dela”
A tirinha
expressa o pressuposto de que quando estamos diante da tv não raciocinamos, podemos observar também no ultimo quadro, que após ouvir o que disse a
filha o pai parece refletir sobre o comentário,
a tirinha reproduzida dentro de um contexto que possibilita ao leitor compreender
o sentido que o autor tenta expressar, causa inicialmente um efeito de humor
dado ao fato da inversão de papeis sociais sendo que é a filha quem “ensina” ao
pai e em seguida, o leva o leitor refletir sobre o assunto assim como o “pai”
no ultimo quadro.
Bibliografia:
SIMON, Maria Lúcia Mexias. Semântica e Pragmática. Mimeo
MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Christina-Introdução a Linguística. Vol.2, 2001 S. Paulo Cortej Editora.
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